Suporte Geral, Dúvidas Frequentes e FAQ do Cursando Técnico

Suporte geral do site


Dúvidas frequentes Conta e perfil Acompanhamento das aulas Certificados e registro profissional Solução de problemas Compras
Dúvidas frequentes:

Os cursos do Cursando Técnico são modernos e atualizados com as novidades do setor industrial. São uma ótima oportunidade de entrar no mercado de trabalho ou se aperfeiçoar em uma área específica.

Ao se matricular você tem acesso exclusivo à nossa plataforma de ensino. Veja o que está incluso de acordo com o curso adquirido:

  • Cursos de curta duração, cursos de média duração, cursos de preparação técnica: apostilas digitais em formato PDF para download, videoaulas online, tutoria, provas online e certificado de conclusão digital ao finalizar o curso.
  • Cursos técnicos: apostilas digitais em formato PDF para download, videoaulas online, provas online, tutoria, provas presenciais e diploma técnico ao finalizar o curso.
  • Os cursos livres (curta duração, média duração e de preparação técnica) podem ser realizados por qualquer pessoa. Para a realização dos cursos técnicos é exigido que o aluno tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio, porém, para obter o diploma técnico é fundamental que o aluno comprove até o fim do curso, através de diploma, que completou o ensino médio.

    Os cursos do Cursando Técnico são realizados de forma totalmente online. A única exceção são as provas presenciais, exigidas nos cursos técnicos, para obter o diploma técnico.

    Os alunos do Cursando Técnico têm acesso a uma plataforma de estudos com videoaulas e apostilas digitais. Ao concluir as aulas o aluno deve realizar avaliações online para comprovação do aprendizado; alcançando a porcentagem de 60%, ou superior em todas as matérias, o aluno poderá obter o certificado do curso online.

    Em relação aos cursos técnicos, o aluno deverá, além de completar as matérias e atividades online, concluir e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso e realizar as provas presenciais no polo escolhido.

    O tempo de conclusão do curso varia conforme o curso e disponibilidade do aluno. Como se trata de um curso online, o aluno poderá completá-lo conforme sua disponibilidade. Por esse motivo algumas pessoas podem levar um tempo maior ou menor do que a média para a conclusão.

    Média de tempo de conclusão:

  • Cursos de curta duração: 1 mês.
  • Cursos de média duração: 2 meses.
  • Cursos de preparação técnica: 6 a 7 meses.
  • Cursos técnicos: 8 a 18 meses.
  • As atividades complementares acadêmicas são um elemento obrigatório na grade curricular da maioria das instituições de nível superior. Os alunos que necessitam desse tipo de certificação podem contar com os certificados dos cursos realizados no Cursando Técnico, porém recomendamos que o aluno entre em contato com a instituição de ensino superior na qual está matriculado para confirmar se as horas de cursos serão aceitas.

    A Lei 9.394/96 dispõe:

    Art. 47 § 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

    Além disso, para que seja possível o aproveitamento de matérias é necessário que as disciplinas tenham conteúdo, créditos e carga horária correspondentes; o aproveitamento é permitido somente dentro do mesmo nível de curso, ou seja, para para a realização de um curso técnico são reaproveitadas somente disciplinas cursadas em outro curso de nível técnico. 40% da grade curricular deverá ser cursada de modo obrigatório, respeitando as disciplinas de caráter fundamental dentro da especificidade de cada curso, devidamente selecionadas pela direção acadêmica.

    Confira o passo a passo do processo de reaproveitamento de matérias dos cursos técnicos:

    1. Após adquirir o seu curso técnico envie para o e-mail faleconosco@nubbi.com.br os seguintes documentos, todos cópia, para o Cursando Técnico:

  • Diploma (frente e verso);
  • Histórico Escolar, com todas as disciplinas e cargas horárias discriminadas;
  • CPF,
  • RG;
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • 2. Os documentos enviados serão analisados para verificar se há a possibilidade de realizar o aproveitamento de disciplinas.

    3. Após a análise, o aluno será notificado a respeito das disciplinas que ele pode aproveitar e deverá agendar, na data que desejar e no polo mais próximo da sua residência, uma ou mais avaliações, o que depende da quantidade de disciplinas que serão aproveitadas. A avaliação é necessária para confirmar os conhecimentos nas matérias que serão aproveitadas.

    Sim, porém é necessário se enquadrar em das duas situações a seguir:

    Alunos com diploma de nível técnico:

  • Preencher um formulário específico de aproveitamento, que o Cursando Técnico enviará para o aluno via e-mail;
  • Diploma devidamente carimbado por órgão competente e histórico com notas;
  • Ementas das disciplinas cursadas.
  • Alunos com experiência profissional comprovada e cursos de capacitação:

  • Preencher o formulário específico para exame de conhecimento, que o Cursando Técnico enviará para o aluno via e-mail;
  • Enviar comprovante de experiência profissional na área do curso ou certificados de cursos livres de capacitação;
  • Possui ensino médio completo e enviar algum documento que comprove isso;
  • Cópia de RG e CPF.
  • Após o envio dos documentos solicitados e análise prévia das documentações, o aluno que estiver apto ao exame adquire o acesso à plataforma de ensino. Ele terá acesso ao material do curso para consulta durante 12 (doze) meses, podendo realizar apenas 3 (três) meses de estudo, no final será marcado um exame de conhecimento com 40 questões de cada um dos módulos que compõe o curso que o aluno deseja obter certificação.

    Sim. Inclusive é emitido o comprovante de matrícula para alunos ativos e adimplentes. Para isso basta entrar em contato com o Cursando Técnico através de um dos canais de atendimento.

    Todo estudante, de ensino presencial ou a distância, tem direito ao Documento do Estudante. É necessário estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e doutorado.

    Atenção! Não se encaixam no Título V da lei 9394/96 os estudantes de cursos livres (cursos de curta duração, cursos de média duração e cursos de preparação técnica), pré-vestibular e idiomas.

    A sede do Cursando Técnico está localizada na Rua Prefeito Chagas, nº 539, centro de Poços de Caldas, Minas Gerais.

    O Cursando Técnico está aberto de segunda a sexta-feiras, das 8h às 20h.
    Aos sábados, o horário de funcionamento é das 9h às 14h.

    Conta e Perfil:

    Após obter o acesso à plataforma você pode editar o seu perfil sempre que desejar. Para isso basta entrar na área de estudo, clicar no seu nome no alto da tela à direita e selecionar “modificar perfil”.

    Para modificar a sua senha, basta entrar na área de estudo, clicar no seu nome no alto da tela à direita e selecionar “preferências”.

    Para visualizar as suas notas, basta entrar na área de estudo, clicar no seu nome no alto da tela à direita e selecionar o item “notas”.

    Para visualizar os seus eventos, basta entrar na área de estudo, clicar no seu nome no alto da tela à direita e selecionar “calendário”.

    Você poderá utilizar o botão “Esqueceu a senha?” localizado abaixo do botão “Acessar” da área de estudo ou entrar em contato através de um dos nossos canais de atendimento:

  • Telefones: (35) 3729-7244 e (35) 99931-2401.
  • Email: faleconosco@nubbi.com.br.
  • Atendimento online.
  • Ao se matricular em qualquer um dos cursos do Cursando Técnico você recebe um e-mail com o seu login e senha para acesso à “Área de Estudo”. Esse acesso é exclusivo. O curso pode ser acessado por diversos dispositivos, tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones.

    Para realizar o curso e acompanhar as aulas com tranquilidade são recomendadas as seguintes configurações:

  • Dispositivo desktop ou mobile;
  • Browser de navegação atualizado na versão mais recente (Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari);
  • Velocidade de banda: 5 megabytes de download;
  • Processador: Pentium 4 - 2.0 GHz ou superior/compatível;
  • Memória RAM: 1Gb;
  • Adobe Flash Player 10 ou superior.
  • Observação: alguns cursos exigem a utilização de softwares específicos para acompanhar o conteúdo disponibilizado. Por esse motivo, algumas vezes será necessário possuir dispositivos com configurações superiores; as informações a respeito deste assunto constam no painel de navegação do curso, dentro da “Área de Estudo”.

    O acesso aos cursos livres (cursos de curta duração, cursos de média duração e cursos de preparação técnica) é vitalício. O acesso aos cursos técnicos é de 18 meses, porém esse período pode ser prorrogado caso o aluno não consiga completar a grade horária, basta que o aluno entre em contato conosco e explique a sua situação.

    Acompanhamento das aulas:

    A respeito da navegação dentro da “Área de Estudo”, videoaulas, apostilas e avaliações; o Cursando Técnico envia para todos os alunos matriculados um manual com todas as especificações necessárias.

    Todos os cursos possuem avaliações online, compostas por questões de múltipla escolha, é necessário a realização de todas as avaliações da grade curricular, para a finalização dos cursos livres.

    Os cursos de preparação técnica e técnicos possuem uma mecânica diferente, pois ambos são divididos por módulos.

    A plataforma disponibiliza para o aluno somente um módulo por vez, porém é possível retornar aos módulos anteriores quando desejar. Assim, para dar continuidade ao curso e avançar para o módulo subsequente, o aluno, além de acompanhar o conteúdo, deve terminar todas as avaliações online das matérias que compõem o módulo e obter aproveitamento de 60% ou mais.

    Por exemplo, suponha um curso com cinco matérias no seu primeiro módulo; você deve realizar cinco avaliações e obter o aproveitamento exigido para que seja liberado o seu acesso para o segundo módulo.

    Os cursos técnicos também exigem a realização de provas presenciais, que devem ser agendadas no polo credenciado de escolha do aluno.

    Os cursos livres (cursos de curta duração, cursos de média duração e cursos de preparação técnica) não necessitam da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso. Os cursos técnicos exigem a entrega deste trabalho.

    O aluno tem duas escolhas:

  • Realizar as avaliações de maneira modular, conforme for concluindo os módulos.
  • Realizar todas as avaliações após finalizar o curso e ter concluído todos os módulos exigidos.
  • Para o agendamento das avaliações presenciais basta que o aluno entre em contato com o polo mais próximo da sua residência para receber as orientações a respeito dessa etapa.

    Certificados e registro profissional:

    Os cursos livres (cursos de curta duração, cursos de média duração e cursos de preparação técnica) oferecem o certificado de conclusão, que pode ser emitido após a realização do curso online. Os cursos técnicos oferecem diploma técnico, para isso é necessário, além de finalizar o curso online, realizar as provas presenciais para a obtenção deste título.

    Nos certificados de conclusão constam as seguintes informações:

  • Nome completo do aluno, conforme o que foi cadastrado no momento da matrícula;
  • Nome do curso;
  • Carga horária do curso;
  • Data de finalização do curso;
  • Assinatura da pedagoga responsável;
  • Código de controle.
  • No diploma técnico constam as seguintes informações:

  • Semestre de conclusão de curso;
  • Título de técnico no curso realizado;
  • Dados pessoais do aluno, tais como: nome completo do aluno; RG, com órgão expedidor; CPF; naturalidade, nacionalidade do aluno; filiação completa e data de nascimento;
  • Assinatura do diretor acadêmico e diretor geral;
  • Data de emissão do diploma;
  • No versos constam todas as disciplinas com as suas respectivas cargas horárias, a carga horária total do curso, a assinatura do secretário e do diretor.
  • Após o término dos cursos técnicos e obtenção do diploma técnico, é possível que o aluno obtenha o seu registro profissional no conselho de classe da sua profissão, que atua na região da sua residência profissional ou domicílio.

    A certificação como técnico em administração permite que o aluno obtenha o registro profissional em qualquer Conselho Regional de Administração - CRA. Para mais informações acesse o site do Conselho Federal de Administração - CFA: https://cfa.org.br/.

    A certificação como técnico em edificações ou como técnico em eletrotécnica permite que o aluno obtenha registro profissional em qualquer Conselho Regional de Técnicos Industriais - CRT. Para mais informações acesse o site do Conselho Federal dos Técnicos Industriais - CFT: https://www.cft.org.br.

    A certificação como técnico em meio ambiente permite que o aluno obtenha registro profissional em qualquer Conselho Regional de Técnicos Industriais - CRT ou no Conselho Regional de Química- CRQ, fica a critério do aluno qual escolher, para mais informações acesse o site do Conselho Federal de Técnicos Industriais - CFT: https://www.cft.org.br ou o site do Conselho Federal de Química - CFQ: http://cfq.org.br/.

    A certificação como técnico em segurança do trabalho permite que o aluno obtenha registro profissional em qualquer Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, porém, antes disso é necessário que o aluno tenha registro no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Para mais informações acesse o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA: http://www.confea.org.br.

    Solução de problemas:

    A tutoria é um acompanhamento oferecido pelo Cursando Técnico para os alunos que tiverem qualquer tipo de dúvida em relação ao conteúdo dos cursos. Ela é ministrada por um professor, cuja função é ser um facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem em um curso a distância, apoiando e acompanhando os estudantes ao mesmo tempo em que oferece o suporte necessário.

    Para entrar em contato com a tutoria basta enviar um e-mail para atendimento@nubbi.com.br.

    O Cursando Técnico conta com diversos canais de atendimento, para que você discuta a respeito das suas dúvidas, sugestões ou elogios. Confira a seguir o que fazer para entrar em contato conosco:

    Fale Conosco: uma página no site, onde você preenche um formulário com suas informações de contato e envia a sua mensagem para nós.

    Telefone: (35)3729-7244

    WhatsApp: (35)99931-2401

    Atendimento online via chat

    E-mail: faleconosco@nubbi.com.br

    Compras:

    O Cursando Técnico aceita diversas formas de pagamento. Veja quais:

  • Cartão de crédito: os cursos podem ser parcelados em até doze vezes sem juros. São aceitas as bandeiras Hiper, American Express, Visa, MasterCard, Hipercard e Elo.
  • PayPal: são aceitas as bandeiras Hiper, American Express, Visa, MasterCard, Hipercard e Elo.
  • Boleto à vista, com 10% de desconto.
  • Boleto parcelado: primeiro boleto deve ser pago no momento da matrícula, demais boletos devem ser impressos dentro do "Ambiente Virtual", nessa modalidade de pagamento há juros de 2% ao mês, as parcels podem ser divididas em até 12 vezes. Esta forma de pagamento está disponível somente para a aquisição de cursos técnicos.
  • Sim. Basta entrar em contato através de um dos nossos canais de atendimento, para a a emissão de novos boletos com os valores dos juros corrigidos.

    Os cursos livres (cursos de curta duração, cursos de média duração e cursos de preparação técnica) são liberados automaticamente após a aprovação do pagamento via cartão de crédito; via depósito bancário o acesso é liberado em até 1 dia útil após a constatação do pagamento.

    Para os cursos técnicos o prazo de liberação é de até 2 dias úteis após o pagamento. Veja a seguir um passo a passo a respeito do processo de compra e liberação de acesso.

    passo a passo a respeito do processo de compra e liberação de acesso

    Caso você tenha problemas durante o ato da compra entre em contato com o Cursando Técnico através de um dos nossos canais de atendimento:

  • Telefones: (35) 3729-7244 e (35) 99931-2401
  • Email: faleconosco@nubbi.com.br
  • Atendimento online.
  • Você poderá entrar em contato conosco através de algum dos nossos canais de atendimento. Teremos prazer em atender você!

  • Telefones: (35) 3729-7244 e (35) 99931-2401
  • Email: faleconosco@nubbi.com.br
  • Atendimento online.
  • Você poderá solicitar o reembolso total do curso em até 7 dias, desde que não tenha concluído o curso e emitido o certificado. Para a realização do processo de reembolso entre em contato conosco através de um dos canais de atendimento.

    Tem mais alguma dúvida? Então entre em contato com a gente! Você pode usar o Fale Conosco, telefone (35)3729.7244 ou WhatsApp (35)99931.2401.